top of page
DIABETES MILLITUS EM BRITISH SHORTHAIR

Entre os principais fatores de risco que levam os felinos a terem essa desordem metabólica, estão: obesidade, carência de atividade física e aumento da longevidade. É uma doença que tem como características altas concentrações de glicose no sangue e na urina e que geralmente requer tratamento com insulina por toda vida.  

 

Quando não tratada, a diabetes mellitus ocasiona sérios problemas para saúde desses animais, como cetoacidose diabética, fraqueza nos membros, desidratação e óbito. ique sempre atento aos sintomas: essa patogenia costuma ocorrer em gatos com mais de sete anos de idade, sendo mais frequente em gatos machos castrados e obesos. Os principais sintomas da diabetes mellitus são: poliúria, polifagia, polidipsia e perda de peso.  

 

O diagnóstico diferencial inclui hipertireoidismo, insuficiência renal e a síndrome de cushing. As suspeitas de diabetes devem ser investigadas para descartar outras causas, antes de ser iniciado o tratamento. Exames laboratoriais devem ser realizados.  

 

O tratamento deve ser direcionado especificamente por um médico veterinário, e o objetivo principal é conseguir controlar a glicemia desse animal, eliminando os sinais clínicos associados a hiperglicemia e prevenir o desenvolvimento de outras complicações.  

 

O acompanhamento desse animal deve ser feito com a ajuda de seu tutor, na avaliação do dia a dia. De início, os gatos serão avaliados de uma a quatro semanas até que os sintomas da diabetes estejam resolvidos e a dose de insulina não tenha sofrido alteração por duas visitas seguidas, dependendo do controle glicêmico, eles serão examinados de dois a três meses. 

British Shorthair
British Shorthair
bottom of page