VERMINOSE EM GATOS
Quando você tem um animalzinho em casa, é crucial manter uma atenção constante à saúde dele. Alguns problemas podem ser sutis, mas têm um grande impacto na saúde do seu querido companheiro. Os gatinhos, por exemplo, são suscetíveis a uma doença bastante comum chamada verminose em gatos.
Mas como identificar se o seu pet está doente?
E o que fazer a respeito? Vamos descobrir juntos!
Apesar dos cuidados que você possa ter com seu pet, a verminose em gatos é algo comum, pois pode ser transmitida de diversas formas, como através dos alimentos, da água, do contato com outros animais e até mesmo pelo leite materno.
Quais são as causas da verminose em gatos?
A verminose é causada por parasitas, sendo os vermes, solitárias e tênias os mais comuns. Os gatinhos filhotes são os mais suscetíveis a contrair verminose, pois geralmente a adquirem diretamente da mãe doente, seja durante o nascimento ou por meio do leite. Os gatos adultos também podem ficar doentes ao entrar em contato com outros animais. A contaminação ocorre pela ingestão de ovos ou larvas, além da penetração na pele.
Como identificar se o meu gato está com vermes?
Os vermes podem passar despercebidos aos nossos olhos, portanto, é fundamental estar atento aos sintomas da verminose em gatos.
-
Alteração na aparência da pelagem do animal
-
Ocorrência de vômitos, diarreia e dores abdominais
-
Inchaço na região abdominal
-
Mudança nos hábitos alimentares, perda de apetite e perda de peso
-
Gengivas pálidas e esbranquiçadas
Caso você observe algum desses sintomas, leve imediatamente o seu animal a um médico veterinário de confiança.
Como tratar a verminose em gatos? O tratamento recomendado para casos de verminose envolve o uso de vermífugos, que são medicamentos específicos para combater os parasitas.
Procure um veterinário para saber a dose certa de vermicida que deverá dar para o seu gato. Os comprimidos podem ser cortados e combinados para tratar os animais de forma prática, com dosagens mais precisas, dependendo do peso do animal.
Você pode colocar o comprimido junto com a ração ou dando direto para o gato.
Para colocar o comprimido direto na boca do gato, incline a cabeça do seu pet para trás e com cuidado e as mãos limpas, abra a boca dele e coloque o comprimido lá dentro.
Para ajudar o gatinho a engolir o comprimido, dê um pouco de água para ele com uma seringa e massageie levemente a garganta do seu bichano.
É sempre importante levar seu bichano frequentemente no veterinário, para cuidar da saúde do seu gato. Preste atenção no comportamento do seu gatinho e evite o contato com animais desconhecidos.
Sou Ricardo Zanini, veterinário, CRMV-SP 42333.
Não perca mais tempo para adquirir o seu filhote.
Entre em contato agora mesmo.
Estamos localizados na cidade de São Paulo.